Valorização de Iniciativas Culturais

2021

VAI 2021

 

Essa área é especialmente dedicada aos interessados no PROGRAMA VAI 2021 - 18a. edição. Leia os editais e manuais com atenção. Dúvidas específicas podem ser resolvidas pelo email programavai.edital2021@gmail.com

 

Recebemos muitas perguntas sobre a possibilidade de coletivos que estão fomentados atualmente pelo Programa VAI inscreverem projetos para a 18° edição. 

Sobre isso possuímos duas recomendações, seguindo as regras dos editais das 2 modalidades:

As inscrições poderão acontecer, porém, em caso de seleção, para contratação a/o coletiva/o interessada/o deverá ter o projeto anterior finalizado e a prestação de contas entregue sem pendências

Ressaltamos a importância de leitura com atenção dos editais.

 

1. EDITAIS E PUBLICAÇÕES em DOC (Edital Prorrogado até às 18hrs do dia 12/04/2021)

Modalidade 1

1.1. Edital: publicação no DOCEdital VAI 2021 - Modalidade 1 em PDF

Modalidade 2

1.2. Edital: publicação no DOC e Edital VAI 2021- Modalidade 2 em PDF

 

2. ANEXOS DO EDITAL PARA INSCRIÇÃO

2.1. Modalidade 1
2.2. Modalidade 2
    2.2.1. ANEXO 1 - FORMULÁRIO / REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO
    2.2.2. ANEXO 2 - ROTEIRO DE PROJETOS
    2.2.3. Declarações complementares ao projeto (quando aplicáveis)
          Autorização para uso do espaço e execução do projeto
          Autorização para execução de projetos em terra indígena
          Autorização do autor para uso da obra
          2.2.4. Planilha de orçamento (modelo)
          2.2.5. Ficha de inscrição / Ficha técnica

 

3. INSCRIÇÃO
3.1. Modalidade 1
3.1.1. Lista preliminar de inscrições aceitas (VAI 1)
      3.1.1.1     Meu projeto está na lista das inscrições deferidas. E agora?
3.1.2. Lista de inscrições não aceitas por duplicidade (VAI 1)
        3.1.2.1     Meu projeto está na lista das inscrições indeferidas, ou não está em nenhuma das listas. O que eu posso fazer?
3.1.3. Orientações para RECURSOS (VAI 1)
  3.1.4. Lista Final das inscrições deferidas e indeferidas (VAI 1)
        3.1.4.1     Publicação no DOC da lista final das inscrições...(VAI 1)
        3.1.5        Perfil dos Inscritos (Universo dos Proponentes)

3.2. Modalidade 2

3.2.1. Lista preliminar de inscrições aceitas (VAI 2) 

        3.2.1.1     Meu projeto está na lista das inscrições deferidas. E agora?

3.2.2. Lista de inscrições não aceitas por duplicidade (VAI 2)

    3.2.2.1     Meu projeto está na lista das inscrições indeferidas, ou não está em nenhuma das listas. O que eu posso fazer?

3.2.3. Orientações para RECURSOS (VAI 2)

    3.2.4. Lista Final das inscrições deferidas e indeferidas (VAI 2)

        3.2.4.1     Publicação no DOC da lista final das inscrições...(VAI 2) 

        3.3       Perfil dos Inscritos (Universo dos Proponentes)  

 

4. SELEÇÃO

4.1. Modalidade 1

        4.1.1        Resultado da Avaliação

        4.1.2        Orientações para Recursos (postagem do blog)    

        4.1.3   Resultado da Avaliação dos Recursos

    4.1.4        Lista definitiva de pré-selecionados, suplentes, não classificados e desabilitados 

        4.1.5        Perfil Pré-Selecionados (Universo dos Proponentes)

4.2. Modalidade 2

        4.2.1        Resultado da Avaliação

        4.2.2        Orientações para Recursos (postagem do blog)    

        4.2.3        Resultado da Avaliação dos Recursos  

        4.2.4        Lista definitiva de pré-selecionados, suplentes, não classificados e desabilitados 

        4.2.5        Perfil Pré-Selecionados (Universo dos Proponentes)

 

5. ACEITE 

5.1. Modalidade 1 - Formulário de ACEITE com orientações (somente para pré-selecionados)

5.2. Modalidade 2 - Formulário de ACEITE com orientações (somente para pré-selecionados)

 

6. CADASTRO E DESBLOQUEIO SENHA WEB - Orientações para pré-selecionados

      6.1      Vídeo tutorial - passo a passo para cadastro e desbloqueio da Senha Web

 

7. INSTRUMENTAIS 

Alguns pontos importantes:

  • todas as alterações — de cronograma, de local de realização, de integrantes da ficha técnica ou os remanejamentos de recursos — devem ser previamente informados ao técnico responsável pelo acompanhamento, que irá autorizá-las ou não. Lembre que nenhuma alteração pode mudar a essência do projeto conforme foi selecionado e contemplado.
  • A equipe técnica de acompanhamento estará à disposição para tirar dúvidas e orientá-los na execução do projeto e nas fases de prestação de contas. 
  • Para preencher os instrumentais, antes faça download do documento para o seu computador. Clique em Arquivo > Fazer download > Microsoft Word (.docx)

7.1     MANUAL (atualizado em 26.11.2021): tudo o que você precisa para realizar seu projeto com tranquilidade – e fazer prestação de contas sem dor-de-cabeça

7.2     Solicitação Alteração de Ficha Técnica

7.3     Modelo de Recibo de Ajuda de Custo

7.4     Anexo I - Devolução Pública

7.5     Anexo II - Destinação dos Equipamentos Adquiridos pelo Projeto

7.6     Anexo III - Relatório Sintético de Conciliação Bancária

7.7     Demonstrativo de Despesas: é o instrumental mais importante no que se refere ao acompanhamentos dos gastos do seu projeto. Nele, devem ser registradas todas as despesas, organizadas por tipo e data. Serve para a Prestação de Contas, mas pode ser usada no controle da execução orçamentária desde o começo do projeto. Atenção, esse instrumental foi disponibilizado na pasta individual compartilhada com cada projeto contemplado. Caso encontre dificuldades para acessar o arquivo entre em contato com a equipe técnica responsável.

7.8     Solicitação de Remanejamento e/ou Uso de Rendimentos: esse instrumental encontra-se no Demonstrativo de Despesas, acesse a última aba da planilha, preencha, salve em pdf e envie por email para a para análise da equipe técnica responsável pelo acompanhamento do projeto. 

7.9     Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz

7.10   Solicitação de Prorrogação do Projeto

 

8. DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2022 - Orientações


9. Solicitação de adequação das atividades do Plano de Trabalho